Tão desafiador quanto acumular um patrimônio, é realizar a gestão para que o capital continue a render e trazer lucratividade. Porém, para realizar o gerenciamento, é preciso contar com profissionais que sabem atuar com o Wealth Management, utilizando de know-how e experiência para lidar com as mais diversas situações do cotidiano que envolvem a área.
Ao adquirir um grande patrimônio, empresários de vários ramos sentem a necessidade de apoio para gerir a fortuna, afinal, no dia a dia já são inúmeras as responsabilidades e tarefas a serem resolvidas para que a organização continue a prosperar. Em momentos como esse é que o Wealth Management entra em ação, atuando como uma consultoria para apoiar clientes que possuem grandes riquezas.
O que é Wealth Management?
Por ser um termo em inglês, o Wealth Management também é conhecido em português, entretanto como gestão de patrimônios e gestão de riquezas. O termo trata-se de um conjunto de ações consultórias combinadas com outras atividades financeiras que apoiam, gerenciam e facilitam a manutenção dos recursos das famílias ou indivíduos que possuem uma grande quantia em dinheiro.
Para utilizar o Wealth Management, o empresário deve confiar em um profissional ou empresa especializada que entenda não apenas do mercado financeiro, como também sobre o mercado imobiliário, impostos, legislação e demais áreas que possam impactar o patrimônio, seja ele pessoal ou da empresa. Entre as principais atividades executadas pela área, podemos destacar:
- Consultoria financeira;
- Entender e executar planejamento familiar, patrimonial e sucessório;
- Realizar assessoria jurídica, fiscal e contábil;
- Realizar controle de investimentos e de riscos;
- Realizar serviços de administração, envolvendo a área bancária e também a custódia de recursos.
Não se confunda: qual a diferença entre Wealth Management e Asset Management
No mundo dos negócios, é comum termos parecidos e que podem até ser confundidos, como é o caso entre Wealth Management e Asset Management. Mas engana-se quem acha que os serviços são parecidos como os nomes.
O Wealh Management é um serviço para quem busca exclusividade e atenção na gerência das finanças. A estratégia consiste em atuar em faces como planejamento sucessório, negociação financeira, assessoria tributária, entre outras atividades.
Por outro lado, o Assest Management é um serviço oferecido por bancos e fundos de investimentos especializados, que ficam à disposição em gerir o patrimônio dos cotistas quem fazem parte dessas instituições.
Entretanto, além das diferenças citadas acima, dentro do Wealth Management existem duas categorias que apoiam nas decisões feitas para a administração dos bens: a Private Wealth Management, focada em uma única pessoa e a Family Wealth Management, como o próprio nome indica, focada nas ações que envolvem os recursos de toda a família.
O Private Wealth Management é o serviço destinado e exclusivo a um único indivíduo e às suas necessidades, focando no presente e também no futuro, adotando táticas que possibilitem o conforto quando a aposentadoria chegar.
Em contrapartida, o Family Wealth Management é o serviço que conta com o gerenciamento dos recursos de toda a família, considerando e contabilizando os bens materiais, intelectuais, culturais e também sociais correspondentes da linhagem familiar.
Por ser mais complexo, fatores como sucessão familiar, herança, inventários e adversidades cotidianas também são considerados nesse serviço.
Para salvar e compartilhar: conheça 5 vantagens do Wealth Management para gerir grandes fortunas
Após conhecer o conceito e atividades realizadas pelo Wealth Management, além das diferenças entre o termo e Asset Management, separamos cinco benefícios para quem deseja aprofundar mais no contexto de Wealth Management.
1 – Family Office
Quando são necessárias que decisões diárias sejam feitas, o Family Office é um aliado do Wealth Management. Isso se dá devido à ligação entre as esferas, que atuam juntas para melhorar a riqueza de toda a família, com movimentos que envolvem a gestão dos ativos, o planejamento sucessório, a eficiência tributária, entre outros.
2 – Especialistas aptos à frente da operação
Outro privilégio que pode ser destacado é a perspectiva de ter profissionais especialistas à frente da atividade. Ao contar com esses profissionais, todas as dúvidas são sanadas, além de encontros presenciais para que o planejamento seja alinhado e revisado conforme as necessidades do cliente.
3 – Investimentos personalizados e criteriosos
Ter sugestões de investimentos com o perfil do empresário é outra vantagem do serviço. Essa vantagem permite que ao lado do cliente, os profissionais de Wealth Management proponham, revisem e também alterem investimentos conforme o perfil, necessidades e cenário em que o empreendedor está.
4 – Gestão de riscos
Contudo, saber se um seguro é necessário também faz parte das análises realizadas pelos especialistas. No contexto, são verificados todos os dados e informações das contas, avaliando a demanda para novos seguros ou revisão dos que estão em vigência.
5 – Análise frequente de relatórios
É de suma importância que estejam esclarecidos e apresentados todos os números levantados e movimentações realizadas periodicamente. Desta forma, o empresário não precisa se preocupar com as ações, já que elas foram previstas anteriormente no planejamento. Caso algo mude, é possível realizar a avaliação e dar novas diretrizes para que os resultados sejam alcançados.
Com toda a riqueza acumulada durante anos de trabalho, é imprescindível o apoio do Wealth Management para que as atividades continuem a todo vapor, assim como os investimentos e lucros obtidos.
Contar com o apoio de profissionais capacitados e transparentes, dá suporte para que o cliente possa investir o seu tempo e conhecimento em outras ocupações que deseje.
A Criteria Investimentos possui uma equipe altamente qualificada, certificada e atualizada para que as melhores práticas sejam realizadas, possibilitando que o gestor continue tenho apoio ao construir o seu patrimônio.