Family Office: é estratégico para o seu patrimônio?

Dividir o patrimônio pessoal do profissional, muitas vezes, é difícil. Principalmente quando a empresa é familiar, com as receitas se misturando continuamente. Mas administrar, acompanhar e também gerir todos os lucros, é uma tarefa que requer muito tempo e organização. O Family Office pode ser a solução certa para o seu negócio. 

Ao longo de muitos anos de trabalho e dedicação em uma empresa, principalmente familiar, é comum que os ambientes se misturem, com os familiares levando o trabalho para casa e vice e versa. Porém, essa prática não é saudável, pois os desafios da empresa mesclam com a vida particular, assim como as finanças.

Em momentos como estes, é necessário parar e analisar o contexto ao qual o empresário e seu negócio estão inseridos, solicitando uma visão profissional e imparcial para gerir os negócios. Assim, o Family Office entra em ação. 

Family Office: o que é quais as atividades voltadas para o negócio

 

Uma riqueza não é mensurada apenas em dinheiro vivo, como também inclui imóveis, automóveis, joias, obras de artes, entre outros. São todos “esses outros”, como assessoria jurídica, fiscal e de investimento, que devem ser administrados com atenção, processos e dedicação. Assim, o Family Office vem como intermediador entre o empresário e seu patrimônio.

Em definição, o Family Office são escritórios privados responsáveis pela gestão de patrimônio, investimentos, riquezas e tudo mais que possa envolver o patrimônio de grandes fortunas. Este conceito vem de séculos atrás, ao qual era comum que os mordomos cuidassem dos assuntos e recursos financeiros da nobreza.

A prática foi modernizada e multiplicada pelo planeta, com empresas cuidando especificamente do patrimônio, contando com a participação ativa da família. Uma estrutura completa e complexa, que deve se adequar ao perfil e necessidades específicas de seus clientes. 

Entre as principais atividades e soluções voltadas para a gestão Family Office estão: 

  • Análise de patrimônio;
  • Definição e execução de estratégias de investimentos;
  • Proteção e cuidado com os dados patrimoniais manejados;
  • Planejamento e acompanhamento tributário;
  • Identificação das melhores oportunidades do mercado para expansão do patrimônio;
  • Avaliação de todos os riscos envolvidos. 

Benefícios de ter uma gestão Family Office

A contratação de uma Family Office traz inúmeros benefícios financeiros e também não financeiros para a família e o seu patrimônio. São tantos trâmites e obrigações diárias que devem ser acompanhadas, que ter um profissional capacitado no dia a dia faz toda a diferença. Entre os principais benefícios podemos listar:

1 – Alcançar os objetivos e projetos financeiros

Sabe o planejamento financeiro que sempre ficou no papel por falta de tempo para execução? Com o Family Office ele pode ser executado. Isso se deve a gestão ser toda estruturada com os familiares, acompanhando cada passo e estratégia, até mesmo se for necessária uma troca de rota.

O acompanhamento desses profissionais permite que a família tome decisões mais pautadas e pensadas com calma e tempo, já com os prós e contras todos na “mesa”.  

2 – Diversificação na carteira de investimentos 

Com profissionais totalmente focados no patrimônio familiar, fica ainda mais fácil buscar novos e interessantes investimentos. Isso se deve ao fato dos profissionais terem mais tempo para buscarem e elaborarem planos de aquisição e expansão, olhando para outros tipos de negócios mais rentáveis. 

3 – Personalização do serviço de acordo com as necessidades da família

Para cuidar do patrimônio familiar, é necessário também conhecer a fundo sobre os investimentos já feitos, quais estão no radar e também os que não deram certo.

Através do Family Office é possível montar um planejamento de acordo com o perfil da família, selecionando os investimentos mais rentáveis e também interessantes, além de fazer todo o acompanhamento em tempo real. 

4 – Apoio na estratégia de planejamento de sucessão (link para o post blog de sucessão)

Outro benefício ao se contratar profissionais do Family Office é o apoio na construção do planejamento de sucessão. Com a expertise dos profissionais, estudos são realizados sobre a distribuição estratégica dos bens, doações em vida e também a fim de evitar desavenças entre os herdeiros. Todo o planejamento é executado junto ao da empresa, para que ambos estejam alinhados e na mesma pauta de discussão. 

5 –  Acompanhamento e planejamento tributário

Por fim, mas não menos importante, os profissionais encarregados do Family Office fazem o acompanhamento tributário para que os custos sejam reduzidos e otimizados. Esses profissionais ficam a cargo de realizarem estudos e ações envolvendo o patrimônio, como o relacionamento com advogados, contadores, previdência e tantos outros que tenham contato direto com a família. 

Realizar a contratação de uma empresa para Family Office requer atenção, cuidado e pesquisa. Esses profissionais ficarão responsáveis por todo o patrimônio familiar, além de acompanharem o dia a dia das operações e otimizarem os rendimentos.

Para os investidores e empresários que buscam expandir seus patrimônios, o Family Office é estratégico, sim, pois as ações são executadas e todo o processo tem o aval do principal interessado: o dono do patrimônio.

Saiba mais sobre esses e outros assuntos em nosso site.

Confira nossos Posts Recentes

Abra uma conta para você ou sua empresa

Fale com um assessor e entenda todas as nossas soluções.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando você aceita nossa Política de Privacidade.