Vantagens e riscos da antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é uma prática comum para negócios que em algum momento precisam de um “respiro” nas finanças. A ação dá recursos financeiros que permitem às empresas receberem valores adiantados antes do prazo já acordado, principalmente para vendas a prazo, parceladas, de cartão de crédito, entre outras.  

Com juros mais atrativos que os empréstimos, optar pela antecipação é benéfico e também traz riscos para as organizações quando o ato é frequente, atingindo a saúde financeira. 

Mas você conhece as verdadeiras vantagens e também os riscos que a operação pode proporcionar ao negócio? É realmente interessante optar pela antecipação? Confira essas e outras informações em nosso conteúdo. 

Vantagens da antecipação de recebíveis

Conhecer as vantagens do da antecipação de recebíveis mostra como a operação traz melhorias para o fluxo de caixa. Entretanto, é preciso conhecer os benefícios e também os riscos que a ação traz. 

Diante disso, conheça os motivos para você optar ou não pela operação para o seu negócio.

Juros mais atrativos e mais baixos

Além de ser a remuneração do concedente, os juros também fazem parte da análise de risco de crédito do cliente. É por isso que as taxas de juros são tão altas nos empréstimos quando o risco de inadimplência é maior. Contudo, com a antecipação de recebíveis o risco é se reduz e o pagamento fica regular.

Sem tomada de empréstimo

Quando solicitado mais de uma vez o empréstimo de dinheiro, a empresa contrai uma dívida. A organização deve à instituição todo o capital emprestado, acrescido de juros e despesas operacionais. Já solicitada, não existe um “empréstimo”, já que o capital tomado é do próprio negócio. 

Desta forma, o débito contraído é menor que no empréstimo e fica limitado à remuneração da empresa que realizou o adiantamento, assim como as despesas da operação.

Sem risco de inadimplência

Ao vender com o próprio cartão de crédito ou enviar o comprovante de pagamento, sempre existe o risco de não cumprir os prazos, como muitas empresas fazem. Isso elimina a chance de o empreendimento não conseguir pagar a dívida já contraída. Operadoras e bancos são os responsáveis ​​por cobrar diretamente as dívidas com os consumidores, o que não afeta a empresa.

Principais riscos da antecipação de recebíveis

Agora que você já sabe as principais vantagens, saber quais são os riscos da ação para a organização e principalmente quando solicitar mais de uma vez ou de forma recorrente.

Criar um problema maior para o futuro

Isso acontece quando as vendas são antecipadas e não é feito o fluxo de caixa de forma projetada. Portanto, não se observa onde está o dinheiro adiantado e seus custos – e se ele será necessário posteriormente. 

A consequência é um círculo vicioso de adiantamentos periódicos e recorrentes para solucionar problemas, além do caixa, estar sempre apertado e capital de giro constantemente baixo. 

Desta forma, é muito difícil para o negócio cresce e pode acarretar o início de problemas sistemáticos em outras áreas indiretamente.

Ficar inadimplente ou perder dinheiro

Quando os adiantamentos efetuados com base em vendas feitas por cheques e ordens de pagamento – e não com base em vendas feitas com cartões de crédito – há sempre o risco de os clientes não pagarem e a empresa não honrar a obrigação contratual por falta de dinheiro. 

Isso significa que a operação funciona como um empréstimo, além disso, parte da conta não chegará. Escolha priorizar as condições oferecidas a clientes com boa classificação de crédito.

Perigos de realizar a antecipação de recebíveis mais de uma vez

A perda de lucratividade acontece, pois como os juros serão pagos na antecipação e parte do lucro é destinada a eles. Quando os juros não são altos e não a antecipações de forma recorrente, não há problemas.

Porém, não é descartada a possibilidade de grandes juros, já que boa parte da lucratividade é tomada. É importante que o gerente sempre observe atentamente as taxas de contratação na hora de realizar a antecipação. 

Já a perda de oportunidades acontece quando a antecipação é utilizada sem planejamento a curto, médio e longo prazo. Desta forma, o gestor pode perder oportunidades já que seu capital de giro está atrelada a dívida feita. 

Acompanhe nossos conteúdos semanalmente e fique por dentro das atualizações do mercado.

SAIBA MAIS

Antecipação de recebíveis: o que você precisa saber

Confira nossos Posts Recentes

Abra uma conta para você ou sua empresa

Fale com um assessor e entenda todas as nossas soluções.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando você aceita nossa Política de Privacidade.