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Entender o real valor do negócio, é uma prática comum realizada no mercado. Conhecido como Valuation, o método estima a relevância do negócio, além do valor de suas ações. Essa prática dá suporte a empresas que desejam adquirir outras ou que estão em busca de investimentos, abrindo novas possibilidades de atuação. 

 

Ao longo de anos de dedicação e trabalho, chega o momento em que a empresa quer dar um novo salto e abrir o seu capital para investidores. Porém, saber o valor que o negócio possui, requer estudos e cálculos precisos para que a empresa não seja avaliada de forma errônea, tanto para um valor abaixo como um valor acima, desestimulando os investidores ou vendendo de forma a prejudicar o negócio. 

 

Valuation: entendendo a metodologia

 

Valuation, também traduzido para o português como “avaliação de empresas”, é uma metodologia que busca estimar o valor real de uma empresa. No estudo, são avaliados o mercado em que a empresa está inserida, a maturidade do negócio, o perfil e também a projeção do preço estimado para aquela organização. 

 

Entretanto, o Valuation não pode ser resumido a apenas calcular o montante daquele negócio, ele possibilita que os empresários saibam qual o momento correto para vender e também adquirir novas empresas, trazendo para o foco o interesse em processos de fusões e aquisições.

 

Além disso, o Valuation é utilizado e aplicado em processos como a aquisição de empresas, a gestão da carteira de ativos da organização, na gestão das finanças corporativas e também para fins tributários e legais.

 

Por que é importante fazer o Valuation?

 

Entender o valor de uma empresa, apoia nos estudos e análises que levaram a mesma a obter crescimento e sucesso ao longo dos anos. Com a análise, é possível que outros negócios saibam por onde começar, o comportamento da organização para alcançar aqueles resultados, como também os desafios enfrentados, ressaltando o que deu certo e errado. 

 

Ao se iniciar o Valuation, é feito um verdadeiro dossiê da organização, de todo o histórico financeiro da empresa, passando por cada setor. Com essa análise é possível entender o comportamento da entidade, as falhas, os cenários que a mesma se encontra no momento, qual é o risco para se investir, entre outros tópicos. 

Com o check-up feito, o Valuation entra em ação e calcula o verdadeiro valor da empresa, alinhando as expectativas do cliente com o valor que realmente condiz com a organização. 

 

Como calcular o Valuation de uma empresa

 

Compreendendo a importância do Valuation, seguimos para o próximo passo que é colocar a mão na massa e calcular o montante, que pode ser através de três formas: pela renda, pelo mercado e pelos ativos. 

 

1 – Através da renda (Fluxo de Caixa Descontado)

Para realizar o cálculo do fluxo de caixa descontado, é usada a “taxa de desconto”. O cálculo é baseado no custo para obter o valor presente e a prospecção que se tem e espera alcançar no futuro. Essa taxa é calculada através de uma fórmula – já pré-definida – que sofre variações de caso para caso. 

 

Para alcançar o fluxo de caixa descontado, são realizadas três etapas que incluem:

 

2 – Através do mercado (Múltiplos ou Cotação)

 

A avaliação por múltiplos ou cotação é feita por comparativos entre empresas que atuam no mesmo segmento, identificando o valor médio para o negócio. O embasamento é realizando entre empresas que possuem o capital aberto na bolsa de valores, facilitando o comparativo e cálculo para se chegar a um valor correto e interessante. 

 

3 – Através dos ativos (Valor de Liquidação ou Valor Contábil)

 

Uma terceira opção para realizar o cálculo e avaliação, é através dos ativos, porém com algumas diferenças. O Valuation é calculado para as empresas que estão em dificuldade, dando foco aos dois métodos anteriores mais a soma deste, que juntos avaliam o patrimônio contábil ou o valor da liquidação, considerando o valor final adquirido. 

 

Utilizar o Valuation para prospectar e saber até onde a empresa pode chegar, dá apoio aos empresários que querem alcançar novos objetivos, como crescimento, destaque e até mesmo a venda valorizada da companhia. 

 

Para realizar o cálculo, conte os especialistas da Criteira Investimentos e tenha acesso a dados minuciosos de quanto vale o seu negócio e quais ações podem potencializar os resultados do seu planejamento.

 

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