Engana-se quem acredita que para um negócio ter relevância no mercado esse necessita apenas de capital e já “nascer” grande. A realidade é que com conhecimento em M&A e uma boa consultoria ao lado, o crescimento de fusões e aquisições podem ser alcançados por empresas de todos os portes.
Do inglês Mergers & Acquisitions (M&A) e traduzido para o português como Fusões e Aquisições, a estratégia é utilizada por empresas de todos os portes que desejam expandir os negócios e alcançar novos públicos através da fusão com outras empresas. O método apoia as diferentes transações entre negócios que querem se consolidar no mercado, através da compra, venda e fusão de outras empresas ao portfólio.
Entender a diferença entre Fusão e Aquisição, auxilia aos empreendedores a entenderem como o negócio pode ganhar vantagens e também benefícios diante de outras empresas. A fusão acontece quando duas empresas ou mais empresas se unem para formar um novo negócio.
É importante ressaltar que no processo de fusão, as empresas são extintas, já que o patrimônio é absorvido a empresa de maior participação. Já a aquisição acontece quando uma empresa compra a outra, e ambas passam a atuar na forma de sociedade.
Benefícios e desafios ao realizar uma fusão
Para aprofundarmos nas fusões e entender os benefícios que elas podem trazer para o negócio, é necessário realizar um planejamento com os objetivos que a empresa quer alcançar. Quais são os principais motivos que levam as empresas a quererem realizar uma fusão?
Aumentar a economia nos processos, lançar novos produtos ou alcançar novos nichos no mercado? Com os objetivos estabelecidos, fica mais fácil executar o planejamento e desfrutar dos resultados.
Os principais benefícios ao se realizar uma fusão são:
- Redução de custos operacionais;
- Aumento te margem de lucro;
- Redução de riscos;
- Aumento do alcance da marca;
- Abrangência no mercado;
- Diversificação de portfólio;
- Melhores condições de atuação;
- Aumento na satisfação de colaboradores e clientes.
É importante ressaltarmos que as vantagens não são apenas no que diz respeito ao mercado, pois, a fusão entre diferentes empresas gera novas oportunidades para a otimização dos processos e correção de erros que afetaram o negócio no passado.
Entretanto, estar atento aos desafios também é de suma importância. O empresário deve estar atento ao que pode ser prejudicial à organização. Entre as principais desvantagens podemos destacar:
- Unificar os processos e tecnologias;
- Dificuldade na transformação e a adequação da cultura;
- Acompanhar os resultados através da gestão de qualidade;
- Garantir a estabilidade da produção.
Benefícios e desafios ao realizar uma aquisição
O processo de aquisição está ligado diretamente na compra de outra empresa, mas isso não significa que a que foi comprada deixará de existir. O procedimento visa controlar a empresa que foi comprada, seja de forma total ou parcial, a depender se a companhia foi inteiramente adquirida ou apenas vendeu parte dos seus ativos.
Um detalhe importante é que a aquisição requer que seja executada de acordo ao andamento proposto em contrato, apontando o quanto a nova empresa terá poder de decisão no dia a dia. Porém, nesse método existem benefícios tão expressivos quanto no processo de fusão, ressaltando ser possível:
- Promoção da empresa de forma mais ágil;
- Ampliação do market share;
- Redução da concorrência, seja direta ou indireta;
- Geração de receita mais alto;
- Ampliação de portfólio de produtos e serviços.
O processo de aquisição deve estar coerente com a finalidade que se quer alcançar para que os benefícios sejam amplamente desfrutados. Porém, existem desafios ao escolher a ação, que estão listados abaixo:
- Alto investimento para aquisição;
- Gerenciamento da sociedade;
- Dificuldade dos colaboradores em aderir a nova gestão;
- Posicionamento desalinhado no mercado.
Fusões e aquisições: é seguro para o negócio adotar a estratégia?
Após conhecer as vantagens e desafios adquiridos tanto no processo de fusões como o de aquisições, também é necessário entender como funcionam as estratégias e as suas aplicabilidades.
As fusões podem ser caracterizadas como:
- Horizontais: quando as empresas atuam no mesmo ramo e são concorrentes;
- Verticais: quando as empresas se completam nas atividades exercidas;
- Conglomerados: quando as empresas e suas atividades não possuem relação;
- Extensão do mercado: quando as empresas possuem o mesmo portfólio de produtos, porém atuam em segmentos diferentes;
- Extensão de produtos: quando as empresas possuem o mesmo portfólio de produtos e atuam no mesmo segmento de mercado.
Nas aquisições, podem ocorrer a compra da maioria das ações ou dos ativos líquidos do negócio. Também pode acontecer um controle acionário, ao qual a empresa estando em aquisição deixa de existir e o comprador assume os direitos e obrigações.
Porém, as operações M&A são complexas, demandando tempo e a superação de obstáculos e desafios para ser um sucesso. É indispensável, que os riscos sejam avaliados e estudados, pois o procedimento é delicado e requer sinergia entre as partes.