Tesouro Selic: conheças as principais características e benefícios

Pensar na rentabilidade e também no futuro é um dos argumentos utilizados por quem busca no Tesouro Selic uma opção de investimentos. 

Com a disseminação da educação financeira e consequentemente a busca por novas fontes de rendimentos, o Tesouro Selic vem se destacando como opção entre os que já conhecem o mercado e também para quem está começando agora, passando até mesmo à frente dos investimentos da tão tradicional Poupança

Prova disso é que em dezembro de 2022 o Tesouro Direto cresceu 2,1%, número superior ao registrado em outubro do mesmo ano. 

A popularidade não é para menos, já que o título mais demandado pelos investidores foi o indexado ao Tesouro Selic e totalizou nada mais nada menos que R$ 2,13 bilhões, correspondendo a 61,53% do total investido em 2022.

Agora que você já está por dentro de números atualizados do mercado, continue lendo o conteúdo que preparamos para você, abordando sobre investimentos atrelados ao Tesouro Selic. Boa leitura!



Tesouro Selic: investimento e rentabilidade 

A partir de agora vamos nos aprofundar no assunto, então é importante que você fique por dentro de alguns informações importantes que traremos nesse conteúdo. 

E ah, em qualquer momento você pode entrar em contato com um de nossos especialistas e saber mais sobre o Tesouro Selic e outros tipos de investimentos! Basta clicar no botão “Fale com um especialista” no início ou fim dessa página! 

Continuando e contextualizando, o Tesouro Selic nada mais é que um título público emitido pelo Tesouro Nacional e que permite que investidores emprestem dinheiro ao Governo Federal em troca de juros. 

Ele também é conhecido como LFT – Letra Financeira do Tesouro – e quando falamos em juros, esses são ligados diretamente às aplicações no Tesouro Selic e indexado à Taxa Selic, essa que é a taxa básica de juros no Brasil. 

Por isso, o investimento tem em sua indexação à taxa básica de juros. Na prática, funciona da seguinte forma: quanto maior a Taxa Selic, maior será o rendimento dos investidores que aplicam nesse título do Tesouro. 

Da mesma forma, quando acontece o oposto e a taxa básica de juros cai, o rendimento do título também tem variações negativas. 

 

Principais características do Tesouro Selic

Para quem está começando a investir ou quem já tem a carteira variada e busca um novo rendimento, o Tesouro Selic se destaca por possuir benefícios como:

  • Simplicidade; 
  • Previsibilidade;
  • Praticidade;
  • Lucratividade;
  • Versatilidade;
  • Segurança.

 

Esses benefícios são ótimo, mas, principalmente, se você está começando a investir agora e não quer errar na primeira escolha. Para os que estão no mercado há mais tempo, a segurança do retorno é um dos diferenciais, já que o risco de perder o capital é zero. 

 

Na prática: investimento no Tesouro Selic 

Como dissemos anteriormente, o grande destaque do Tesouro Selic é ser um título aberto que possibilita que investidores de todas as categorias do mercado invistam na categoria. Entre os que investem, podemos citar: 

  • Investidores comuns, as pessoas físicas;
  • Investidores qualificados e já imersos no mercado;
  • Fundos de investimentos;
  • Investidores estrangeiros.

A educação financeira virou pauta entre tantos nichos que o investimento de pessoas físicas teve um verdadeiro “boom” nos últimos anos. Somente em 2022, quando comparado a 2021, foi registrado um crescimento de 25% entre as pessoas físicas, totalizando mais de 2,1 milhões de pessoas! 

Entretanto, não é apenas a popularidade que deve ser considerada para os que desejam entrar nesse mercado. É necessário analisar, avaliar e considerar o “fit” na carteira de investimentos, não investir apenas porque “todo mundo está investindo”. Alguns fatores importantes devem ser considerados, como:

  • A aplicação mínima para se investir;
  • O período de aplicação;
  • Qual é o tempo de liquidez do investimento;
  • Quais os custos envolvidos com taxas e tributos;
  • Qual é a rentabilidade prevista;
  • E o mais importante: quais são os riscos envolvidos.

 

Diante disso, realizar a análise é essencial para as aplicações serem feitas com consciência, direcionamento e claro, clareza. 

Em conclusão, o Tesouro Selic é um empréstimo ao Governo Federal, com altos rendimentos, juros e retorno. Segurança para o negócio, diversificação de carteira e claro, retorno. Afinal, contar com o Governo Federal como “credor” tem suas vantagens, não é mesmo?

Gostou desse conteúdo? Acompanhe nossos insights semanalmente!

Confira nossos Posts Recentes

Abra uma conta para você ou sua empresa

Fale com um assessor e entenda todas as nossas soluções.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando você aceita nossa Política de Privacidade.