Por que você deve trocar a Poupança pelo investimento no Tesouro Selic?

Investir na Renda Fixa proporciona oportunidades e resultados mais vantajosos. Entretanto, com tantas modalidades para investimento surge a dúvida: é rentável ainda investir na Poupança? Como a Selic tem se comportado no mercado? São essas e outras questões que abordaremos nesse conteúdo. 

 

Houve o tempo em que guardar dinheiro da Poupança não era apenas uma forma de segurança como também uma rentabilidade, pequena, mas anual. No entanto, com as atualizações no mercado, além das taxas e novas possibilidades de se ter lucro, a Poupança foi deixada de lado para que o investimento no Tesouro Selic ganhasse destaque.

 

A Selic tem papel importante no mercado e está associada as principais discussões que envolvem economia, taxas e investimentos, fomentando ou recuando as transações. Para ficar ainda mais claro a importância, a Selic é utilizada pelo Banco Central para controlar a inflação, tanto quando existe aumento como também na queda. 

 

Tesouro Selic e Poupança: o que cada um faz

 

As diferenças entre as duas categorias são bem expressivas e já são destacas em sua popularidade. Enquanto a Poupança ou Caderneta de Poupança é o investimento mais popular no Brasil, o Tesouro Selic é negociado em uma plataforma própria, tornando-o mais acessível. 

Ambas são um investimento de Renda Fixa, entretanto, a Poupança possui simplicidade para quem deseja investir, mas não tem facilidade no assunto, o motivo de ser tão conhecida.

O Tesouro Selic, também conhecido como Tesouro Pós-fixado,  possui outra área de atuação e envolve a compra de títulos públicos, emitidos pelo Tesouro Nacional. 

Essa categoria permite que o Governo Federal capte recursos para financiar iniciativas e programas e, em contrapartida, há um pagamento em um prazo determinado para repasse dos rendimentos. 

Comprovado desde 2012, a rentabilidade da Poupança fica fixa em 0,5% a.m ou 6,17% a.a desde que a taxa básica de juros supere 8,5% a.a, ainda acrescentando a variação da Taxa Referencial, causando pouca lucratividade ao investidor. 

Em 2021, o número de investidores no Tesouro Selic continuou em expansão e aplicação em mais de R$1 bilhão de reais, com crescimento de 4,56% de pessoas envolvidas na modalidade, equivalendo a 11.495.273 pessoas. 

 

Por que escolher o Tesouro Selic para investimentos?

 

Diante as diferenças já apontadas entre as duas categorias, quando falamos em aplicações, as distinções ficam ainda em maior evidência, comprometendo os ganhos daquelas que optam pela Poupança. 

O principal ponto que podemos abordar é que ao escolher a Poupança, o baixo rendimento alcançando compromete o poder de compra, já que a mesma não consegue superar a inflação. 

Além disso, a Poupança não tem a liquidez diária do Tesouro Selic, vantagem que o título público oferece ao contar com uma rentabilidade maior em um prazo menor. 

Contudo, o perfil do investidor deve ser considerado, colocando em pauta os objetivos a serem alcançados e qual o método mais eficaz para os ganhos esperados. 

 

3 vantagens ao escolher o Tesouro Selic

 

Além da segurança por estar ligado diretamente ao Governo Federal, o Tesouro Selic é uma ótima alternativa dentro da Renda Fixa. Separamos as principais vantagens para que esse título possa fazer parte da sua carteira! 

 

Rentabilidade

Quando a aplicação é realizada, o investidor já tem em mãos qual será o retorno do seu investimento. Através dessas informações, variáveis passam a ser consideradas, como os títulos prefixados, pós-fixados ou híbridos, aos prazos de vencimento e também o fluxo de remuneração.  

 

Investimento seguro

Segurança é outro ponto fundamental para quem busca investimentos, principalmente nos que envolvem o Tesouro Nacional. Como os títulos são públicos, os mesmos são garantidos pelo Tesouro Nacional, vinculado ao Ministério da Fazenda e ao Governo Federal. São baixas as chances de perder o que foi aplicado.

 

Processo 100% digital

Realizar aplicações e resgatas sem sair de casa é uma vantagem valorizada e segura. Através do site do Tesouro Direto e via a corretora, é fácil acessar os dados e acompanhar os rendimentos dos títulos. 

 

Para investir no Tesouro Selic e usufruir de suas vantagens, conte com a consultoria da Criteria Investimentos e o seu know-how de mercado. Trazemos resultados comprovados, além de especialistas atualizados sobre as tendências e mudanças. 

Continue acompanhando nosso conteúdo semanal, é um prazer compartilhar nossa expertise com você e o seu negócio.

 

Confira nossos Posts Recentes

Abra uma conta para você ou sua empresa

Fale com um assessor e entenda todas as nossas soluções.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando você aceita nossa Política de Privacidade.