Planejamento de investimentos: como preservar e expandir o patrimônio

Ter um planejamento de investimentos auxilia em momentos instáveis do mercado, como a alta do dólar ou o aumento da inflação. Além disso, o investidor consegue aumentar o patrimônio com segurança, já que cada passo foi calculado. Porém, como construir um bom plano de investimentos?  Existe “fórmula secreta”? 

Investir no mercado e em sua expansão é uma prática cada vez mais conhecida e recorrente. Cerca de 5.243.325 de pessoas investiram na Bolsa de Valores Brasileira somente entre 2021 e 2022, um crescimento de 35,7%.

Com faixa etária majoritariamente entre 26 e 35 anos, os “novos” investidores estão tomando conta, mas será que todos fizeram um planejamento de investimentos ou foram apenas levados por uma “tendência”? Todos sabem onde querem chegar, qual é o seu perfil, as vantagens e benefícios de se ter um planejamento de investimentos? São essas e outras questões que traremos para esse conteúdo. 

A principal função do planejamento de investimentos

Com as fintechs possibilitando que investimentos sejam feitos a partir de R$1,00, muitos de seus clientes realmente não conhecem o poder de um investimento bem feito ou até mesmo o seu perfil de investidor, se é conservador, moderado ou agressivo/arrojado.

Passou-se a investir sem saber que esse é um processo muitas vezes longo e que um planejamento para esses investimentos deve ser feito, afinal, é preciso saber quais fins se quer alcançar. 

Desta forma, o planejamento de investimentos vem como um verdadeiro “mapa do tesouro”, onde é preciso calcular cada passo e estar pronto para as adversidades. Também conhecido como “plano de investimentos”, este deve ter detalhes de quais os objetivos querem ser alcançados, sempre observando as variáveis, as mudanças no mercado e também os aspectos que envolvem aquele investimento pautado. 

Vantagens do planejamento de investimentos: por que começar agora?

Antes de começar a executar o planejamento, é necessário conhecer as vantagens de se ter documentando e também traçar estrategicamente cada etapa. Saber o objetivo do plano e qual finalidade que ele se propõe é fundamental para se concluir o documento.

Entre os mais comuns ao se montar o planejamento de investimentos estão o planejamento de sucessão, planejamento de aposentadoria e otimização do patrimônio. Já os principais benefícios são:

  • Equilíbrio financeiro;
  • Priorização de necessidades e objetivos conforme o plano de investimentos;
  • Multiplicação do patrimônio;
  • Resultados a curto, médio e longo prazo;
  • Identificação de oportunidades;
  • Evitar aplicações pouco rentáveis. 

Para se ter acesso a esses benefícios, como inúmeros outros, é preciso ter confiança em quem pode tirar as dúvidas e também direcionar sobre quais as melhores ações para que o plano de investimentos continue fluindo. Quanto mais cedo o investimento for realizado, mais lucros é possível obter.

Desta forma, ao contar com empresas confiáveis, o investidor tem direcionamento e auxílio para montar o plano de investimentos, além de otimizar os dados, ter fácil acesso aos resultados e também ao que se é esperado. 

Perfil de investidor: qual é o seu?

Para que o planejamento de investimentos seja um sucesso, é necessário conhecer o perfil de investidor, que irá direcionar a forma que os melhores investimentos podem ser feitos. Os perfis são:

Conservador

O perfil “Conservador”, como o próprio nome já diz, são os investidores que não costumam se arriscar. Eles preferem investimentos com retornos certos e garantidos.  

Moderado

O perfil “Moderado”, são aqueles investidores que estão no “meio-termo”, ou seja, buscam mais rentabilidade mas também não estão dispostos a realizarem grandes riscos. 

Agressivo/Arrojado

Já o perfil “Agressivo” ou “Arrojado”, são os investidores dispostos a arriscarem mais, mesmo que isso resulte em uma perda a curto prazo, mas sempre visando o lucro ao longo do tempo. 

5 dicas para começar o seu planejamento de investimentos 

Chegou a hora de colocar em prática todo o conhecimento adquirido, não só nesse conteúdo, como também ao longo dos anos. Separamos algumas dicas – que já foram abordadas ao longo do texto – que irão te direcionar para que o planejamento de investimentos seja montado conforme os seus objetivos e perspectivas, sempre visando o lucro e a segurança financeira. 

1 – Saiba quais são as suas metas e onde quer chegar

É preciso determinar quais as metas a serem alcançadas, se são para fortalecer o patrimônio ou alcançar algo pessoal. Ter objetivos bem definidos, assim como prazos, dá segurança e também fôlego para seguir adiante com os investimentos, sem perder o foco. 

2 – Faça uma análise da quantia disponível a se investir

Saber o quanto tem disponível para investir, também faz parte do planejamento de investimentos. Realizar um orçamento é uma ótima forma de ter na ponta do lápis todos os valores, pois o planejamento de investimentos deve conseguir atender ao seu propósito, sem comprometer a sua renda.

Caso seja necessário, reavalie os valores e faça realocações. 

3 – Realize o teste de perfil de investidor para saber o seu 

Tão importante quanto saber aonde quer chegar, é saber o seu perfil de investidor. Através dele, os recursos são otimizados e o risco é minimizado. Com o perfil de investidor em mãos, o planejamento de investimentos fica mais fácil, pois o dinheiro será aplicado corretamente e sem perdas. 

4 – Diversifique seus investimentos 

Outro ponto-chave é diversificar os investimentos da carteira! Sempre tenha mais de um tipo de investimento, visando proteger o seu capital e também como forma de certificar e ganhar mais rentabilidade. Existem vários tipos de títulos disponíveis e rentáveis no mercado, com várias possibilidades de lucratividade. 

5 – Mantenha o planejamento de investimentos sempre em execução

Para que o seu planejamento de investimentos tenha sucesso, é preciso seguir todos os passos e mantê-lo em execução. Se planeje para os imprevistos, revise quantas vezes for necessário e esteja sempre em avaliação. Mudar a rota também é uma alternativa para que o investimento não seja perdido, sempre com o planejamento em mãos. 

Dica extra: conte com a Criteria Investimentos para preservar o seu patrimônio e sucesso. Tenha apoio de uma das empresas eleita entre as maiores de investimentos no Brasil, possuindo confiança, credibilidade e resultados ao lado de mais de 14 mil clientes.

O seu planejamento de investimentos pode ter os resultados que você sempre quis, converse com um de nossos especialistas.

Confira nossos Posts Recentes

Abra uma conta para você ou sua empresa

Fale com um assessor e entenda todas as nossas soluções.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando você aceita nossa Política de Privacidade.