O que é Seguro Garantia de Compra e Venda de Energia e de Performance Contratual?

Falar de seguros é um dos nossos assuntos favoritos, afinal, prezamos por garantir que os melhores investimentos sejam pautados e assegurados pelos investidores. Nesse novo conteúdo, vamos falar de dois seguros que fazem parte da prestação de contratos e segurança no cumprimento: o Seguro Garantia de Compra e Venda de Energia e o Seguro Garantia de Performance Contratual. 

Como já mencionamos anteriormente em outros conteúdos, o Seguro Garantia tem como objetivo que um contrato seja cumprido conforme o acordado. Cada categoria cobre uma área, essas que são resguardadas por lei e facilitam que o contrato seja executado.

Abaixo você encontra mais informações sobre o S.Garantia de Compra e Venda de Energia e também sobre o  S.Garantia de Performance Contratual. 

Seguro Garantia de Compra e Venda de Energia 

Como você já sabe, todo contrato, independente de ser compra ou venda, exige uma garantia financeira que é a segurança dos empresários, instituições e organizações, públicas ou privadas em casos de inadimplência do pagamento. E nos contratos de compra e venda de energia não são diferentes. 

Seja na modalidade Carta Fiança, Caução em Dinheiro ou no Seguro Garantia, as empresas que procuram comprar a energia livre devem escolher uma das modalidades para o fechamento do contrato, obrigação contratual que vai para ambas as partes. 

Diversos setores querem comprar energia no  mercado livre de energia, principalmente aqueles que possuem alto consumo igual ou maior que 500kW. Um bom exemplo são os shoppings, grandes centros comerciais e indústrias, que possuem consumo elevado e precisam da energia para continuarem suas atividades.

Essa alternativa está ganhando força no mercado, pois o mercado livre abre espaço para negociações mais flexíveis, com custos mais atraentes, permitindo que atividades, principalmente as industriais, sejam otimizadas e cresçam.

O Seguro Garantia de Compra e Venda de Energia possui quatro partes envolvidas diretamente na contratação: 

1. O Segurado é uma pessoa física ou jurídica beneficiária da apólice. Em resumo, são os fornecedores de energia.

2. O Tomador é a pessoa jurídica responsável pelo contrato e também o pagador do prêmio da apólice. 

3. A Seguradora é a empresa que emite a apólice e tem como função garantir o pagamento da indenização em caso de descumprimento do contrato pelo tomador.

4. Já a Corretora realiza a intermediação da contratação com a seguradora – como a  Criteria Investimentos – e auxilia nas cotações e avaliações financeiras. 

Seguro Garantia Performance Contratual ou Perfomence Bond

Seguro Garantia Performance Contratual ou Bond

Conhecido como Seguro Garantia Performance Contratual ou Performance Bond, esse seguro é uma modalidade presente em inúmeras obras, assim como o Seguro Garantia de Licitação

Assim como o S.Garantia de Licitação que deve garantir o cumprimendo de obras, principalmente as que envolvem licitações públicas, o Performance Bond é contratado para que seja assegurado o fornecimento de bens e serviços para que a obra seja executada em caso de atraso, garantindo que mesmo com o apoio de terceiros tudo saia conforme acordado e planejado.

Desta forma, é fácil minimizar os prejuízos do contratante, pois através do seguro a indenização é garantida em caso de paralisação.

As partes para o processo do S. Garantia de  Performance Bond são as mesmas de outras modalidades de seguro garantia e mencionadas acima, incluindo o Segurado, o Tomador, a Seguradora e a Corretora. 

Esses e outros assuntos você pode acompanhar em nosso blog, com postagens semanais. Para qualquer´ dúvida, fale um de nossos especialistas.

Confira nossos Posts Recentes

Abra uma conta para você ou sua empresa

Fale com um assessor e entenda todas as nossas soluções.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando você aceita nossa Política de Privacidade.