Como comprar cheques em moedas estrangeiras?

A compra de cheques em moedas estrangeiras já é uma prática comum para quem pretende viajar a trabalho, turismo ou realizar um intercâmbio. Realizada por casas de câmbio ou instituições financeiras, a troca de moedas movimenta o mercado de câmbio, que sempre está em busca de preços melhores para realizar a compra e venda de negócios. 

Entretanto, é preciso conhecer mais sobre a área e como ela pode dar suporte aos investidores que querem realizar a compra de cheques e moedas estrangeiras. 

 O que é o mercado de câmbio?

O mercado de câmbio é um ambiente em que importantes transações comerciais são realizadas. Da negociação de moedas estrangeiras a trocas, passando por especulações e investimentos, o mercado de câmbio é um ambiente de comércio monetário global. 

Dada a sua importância, ele é composto por dois segmentos que realizam todas as transações: 

  1. O Primário, composto pelas entradas e saídas das moedas e cheques estrangeiros realizadas por importadores, exportadores e turistas;
  2. E o Secundário, que acontece por meio de bancos e casas de câmbio autorizadas pelo Banco Central para operar com o câmbio.

Para que todos possam ter acesso ao mercado, ele possui horário especial de funcionamento em uma escala de 24/5 – 24 horas durantes 5 dias por semana. As transações começam no domingo, com a abertura das operações asiáticas e se encerram na sexta-feira, com o mercado dos Estados Unidos.  

Além disso, o mercado de câmbio possui operações em pares, ou seja, sempre que o investidor vai comprar uma moeda é necessário que ele entregue outra. 

Nessa área, as operações são de forma descentralizada e eletrônica, permitindo que  interessados negociem diretamente com os Traders. 

Os Traders são investidores do mercado e que sempre estão em busca das melhores operações para as trocas monetárias. 

Eles são: os bancos centrais, as instituições financeiras, os especuladores, os hedges cambiais e os investidores.

Trader e operações realizadas

Cada Trader possui taxas e volume para realizar as transações de compra e venda das moedas estrangeiras, mesmo quando em cheques. O Trader pode atender tanto as pessoas físicas como as jurídicas, mas alguns são especializados em grandes operações mercadológicas, ficando para as empresas os maiores esforços. 

Saber desse dado apoia os investidores que querem realizar grandes transações, mas que podem ser barrados por alguma divergência de informações. 

O Banco Central é responsável por regulamentar todo o processo e operação que envolva as negociações internacionais, além de ser responsável pela política cambial em vigor, podendo alterar e definir o valor de uma moeda estrangeira. Quando esse valor não passa pelo BC, a prática é considerada ilegal. 

Dentre as operações que podem ser realizadas e são autorizadas pelo Banco Central, destacamos:

  1. Investimentos em moedas estrangeiras;
  2. Compra e venda de moedas estrangeiras;
  3. As transferências, pagamentos e recebimentos com cartões internacionais;
  4. As transferências financeiras internacionais.

Compra de cheques em moedas estrangeiras

Os cheques de moedas estrangeiras funcionam como os cheques tradicionais nacionais, entretanto com pequenas diferenças. 

Assim como o cheque tradicional beneficia terceiros, o cheque internacional também possui essa funcionalidade, entretanto, só pode ser trocado em instituições financeiras autorizadas. 

Cada autorizada possui suas condições, taxas, valor mínimo e máximo além de prazos. Para quantias mais altas, os prazos tendem a ser estendidos e podem variar. As moedas mais comuns para a troca são o dólar e euro, por sua facilidade nas transações. 

Para realizar a troca, o titular deve apresentar documentos legais, sejam pessoais ou empresarias, sempre considerando um valor mínimo – que pode variar, mas geralmente é de U$ 10 dólares – ao valor máximo – que pode chegar a U$ 100 mil dólares ou a outros valores que atendam a grandes empresas e suas negociações. 

O Criteria Partners é uma ação da Criteria Investimentos. Continue acompanhando nossos conteúdos. 

Confira nossos Posts Recentes

Abra uma conta para você ou sua empresa

Fale com um assessor e entenda todas as nossas soluções.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando você aceita nossa Política de Privacidade.