Criteria Weekly – Black Friday tem tráfego modesto para compras

As principais notícias sobre os drivers macroeconômicos e atualizações da semana sobre o mercado e que impactaram seus investimentos você confere na Criteria Weekly!

No editorial dessa semana, trouxemos as principais notícias sobre Brasil, USA, China, Japão, Zona do Euro e Indonésia. Saiba mais a transição de governos no Brasil, o aumento do número de contaminados pela COVID-19 na China entre outros assuntos. 

ÍNDICES GLOBAIS, MOEDAS E COMMODITIES

macroeconômicos-weekly-criteria-partners-investimentos

BRASIL

Na semana, o IBOVESPA acumulou ligeira alta de 0,1%. Cabe destacar que o IBOVESPA tinha saltado 2,75%, na quinta-feira (24) as ações tiveram um forte dia de ânimo, porém na sexta-feira (25) o movimento foi contrário.

POLÍTICA & MERCADO

O mercado reagia bem ao adiamento da PEC da transição diante da resistência do Congresso. No entanto, na sexta-feira (25), as falas de Fernando Haddad, cotado para assumir o ministério da Fazenda, penalizou o IBOVESPA. A percepção do foi que Haddad mostrou alinhamento com o PT, mas não com o mercado.

TRANSIÇÃO NA SAÚDE

A equipe de transição solicitará R$22,7 bi para área de saúde em 2023, disse o senador Humberto Costa (PT), alegando riscos de uma crise na área da saúde.

PETROBRAS

Jean Paul Prates (PT), senador pelo RS, cotado para assumir a presidência da Petrobras, remediou a relação com o mercado esta semana ao declarar que não haverá medidas intervencionista do Governo Federal na companhia.

DRIVERS MACROECONÔMICOS

O Índice de Preços ao Consumidor -Semanal (IPC- S) desacelerou a 0,65% ante a alta de 0,70%.

IPCA – 15 acelera alta a 0,53% em novembro, acumulando alta de 6,17% no ano. A leitura do índice, considerado a prévia da Inflação Oficial, veio ligeiramente abaixo da expectativa do mercado, c om a gasolina sendo a principal influência para a alta do mês.

PIB & COPA – O PIB do 3T22 sai na quinta-feira  (01/12), a um mês do final do governo de Jair Bolsonaro, com previsão de alta de 0,7%. A expectativa é que o acréscimo no PIB seja fortalecido pela frente de serviços.

ESTADOS UNIDOS

JUROS

Uma desaceleração da alta dos juros deve vir em breve, aponta ata do Fomc. Investidores esperam que o Fed aumente as taxas em 50 pontos-base e veem as taxas atingindo um pico de cerca de 5% em meados de 2023. Quando a equipe do Fed disse que os riscos de uma recessão aumentaram, as ações e os títulos do Tesouro americano subiram enquanto o dólar caiu.

TIROTEIO

Um homem abriu fogo e matou 6 pessoas em uma loja do supermercado Walmart na cidade de Chesapeake, no Estado da Virgínia, na noite desta terça-feira (22). O atirador, que seria funcionário da empresa, também morreu. Este é o segundo caso desse tipo em poucos dias nos Estados Unidos.

DRIVERS MACROECONÔMICOS

Pedidos de seguro – desemprego cresceram para 17 mil solicitações na última semana, chegando a 240 mil pedidos.

O índice de gerentes de compras (PMI) de serviços preliminares cai a 46,1 e industrial recua  a 47,6.

BLACK FRIDAY

As varejistas fizeram grandes descontos na Black Friday para limpar os estoques inchados, mas os clientes responderam com apenas um tráfego modesto, deixando dúvidas sobre a lucratividade para muitas redes. “Parece um dia normal”, disse Miguel Martinez, supervisor

do armazém de uma loja da Target Corp. no norte de Chicago.

CHINA

País confina 6 milhões de pessoas após novo recorde de casos de Covid. Número total de contatos próximos é um indicador importante para sinalizar se as autoridades ainda conseguem controlar o vírus na China. A disparada no número de contatos próximos, puxada pelo aumento de novos casos em níveis recordes, coloca enorme pressão sobre política de Pequim para a contenção de covid-19, que, em contraste com o resto do mundo, não almeja apenas conviver com o vírus, mas eliminá-lo.

JAPÃO

Uma cidade no norte do Japão acredita que pode explorar o uso de neve para gerar energia elétrica. Um teste de comprovação na cidade de Aomori começará no próximo mês e vai até março. O teste envolverá despejar a neve removida por arados da cidade em uma piscina localizada em uma escola fechada. A eletricidade será gerada usando o diferencial de temperatura entre a neve e o ar externo.

ZONA DO EURO

O Banco Central Europeu viu bancos ignorando alerta sobre empréstimos alavancados, portanto, está impondo exigências de capital maiores aos credores, incluindo BNP Paribas SA e Deutsche Bank. O BCE acredita tal ação deve ser o suficiente para chamar a atenção dos bancos que já excedem seus respectivos limites de capital.

A Alemanha estabeleceu seu plano de implementar um imposto sobre os lucros extraordinários de empresas geradoras de energia, enquanto o governo busca financiamento para seu pacote de ajuda ao consumidor. O governo planeja reduzir 90% dos ganhos acima de € 130 por megawatt-hora para energia solar, eólica e nuclear.

DRIVERS MACROECONÔMICOS

O índice europeu de gerente de compras (PMI) subiu para 47,8 em novembro, de 47,3 em  outubro, de acordo com a leitura preliminar. O dado também veio acima da previsão de 47,0 dos economistas.

PIB da Alemanha cresce 0,4%  no terceiro trimestre, mais do que estimado, apesar da alta inflação e da incerteza quanto ao fornecimento de energia devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.

INDONÉSIA

O número de mortos no terremoto registrado na ilha de Java, na Indonésia, nesta segunda-feira (21), subiu para 268. A cifra inclui muitas crianças, que estavam na escola na hora do tremor -13h do horário local- e morreram após os prédios das instituições desabarem.

O terremoto de magnitude 5,6, cifra relativamente comum na Indonésia, que registra tremores de magnitude 6 ou 7, foi agravado por atingir a terra em uma profundidade baixa -10 km abaixo do solo.

A Criteria Weekly é uma ação da Criteria Investimentos. Semanalmente novos dados são publicados e atualizados. Continue acompanhando nossos conteúdos!

Confira nossos Posts Recentes

Abra uma conta para você ou sua empresa

Fale com um assessor e entenda todas as nossas soluções.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando você aceita nossa Política de Privacidade.