O que é ETF e quais são os tipos mais conhecidos

O ETF (Exchange Traded Fund) é um tipo de investimento para quem busca ganhar recursos na bolsa de valores. Em tradução livre ETF significa “fundo negociado em bolsa”, o que nada mais é que um produto financeiro referenciado em algum ativo, seja renda fixa, criptomoedas, IBOVESPA, entre outros. Desta forma, os que buscam diversificar a carteira de investimentos tem no ETF uma ótima escolha.

Criado na década de 1980 nos Estados Unidos, o ETF é popular não só em território americano como também em outros países. Nos Estados Unidos é fácil e rápido encontrar esses fundos nas mais variadas classes de ativos para investimentos, mas, quando falamos no Brasil, o ETF foi regulamento apenas em 2002, bem como apresenta um mercado tímido e moderados, com menos de 23 ativos na bolsa.

Outro ponto importante é que os ETFs possuem cotas e essas são negociadas na própria bolsa de valores como se fossem ações. A partir do desempenho da carteira, os investidores recebem respostas às ofertas demandas pelas cotas do próprio mercado.

Mas como esse investimento pode trazer lucratividade? Existem mitos sobre que a aplicação? Quais os tipos e diferenças? Continue lendo nosso conteúdo para saber mais!

Como funciona um ETF

Entender a origem e o funcionamento do ETF facilita e muito para os que buscam diversificar a carteira e não querem arriscar. Quando falamos em investimentos, um dos grandes receios dos investidores é realizar alguma ação que resulte em uma perda elevada do capital.

Diante disso, o que poucos sabem é o que ETF tem destaque por justamente ser um tipo de financiamento simples, barato e menos arriscado, além de facilitar o acesso ao mercado – (inter)nacional – seja com ações, renda fixa ou criptomoedas.

Em suma, quando falamos em investimentos no mercado internacional, muitas dúvidas surgem e até mesmo alguns mitos em volta do assunto. Uma facilidade da modalidade é permitir sejam feitas capitalizações diretamente do Brasil no exterior, o que facilita e também traz economia no IOF, nas taxas e também na operação.

Segundo os que dizem que investir no Brasil é mais lento e demorado, saiba que isso é um mito! Ao fazer o investimento diretamente nas Bolsas dos Estados Unidos, o empresário está conectado ao maior mercado do mundo, esse com liquidez superior ao mercado brasileiro.

Simultaneamente, os ETFs são comprados e vendidos em questão de segundos por serem negociados no mesmo ambiente das ações.

Tipos e caracterísitcas de um ETF

Conhecer os tipos de investimentos é obrigatório para os que querem se aventurar e desfrutar do mercado de investimentos.

Além de entender sobre o ETF, é importante saber que existem tipos de fundos. Os mais comuns são os de índice de renda variável e de renda fixa, com diferenças que modificam os resultados esperados.

ETFs de renda variável, também conhecidos como ETFs de Ações, são os fundos negociados em Bolsa, além de formados por ações reconhecidas pela CVM, como o Ibovespa.

Já o BOVA11é o mais popular no Brasil e acompanha o Ibovespa com representação de mais de 80% do volume negociado.

Contudo, os ETFs de Renda Fixa são negociados em Bolsa e compostos principalmente por títulos públicos e títulos privados.

Por outro lado, ao falar de características, algumas ganham destaque e fazem com que os ETFs sejam vantajosos e atraentes. Essas são:

  • Diversificação: investimento em diversos ativos integrados à carteira que diversificam o portfólio de valores.

  • Acessibilidade: negocie os títulos com liberdade geográfica na plataforma de negociações, seja com seu celular, computador ou tablet. Bastar ter conexão à internet.
  • Reinvestimento: ao receber os lucros das cotas, estes serão reaplicados e aumentam mais o capital já adquirido.

  • Transparência: as informações são claras e sempre apresentadas, possibilitando o acompanhamento em tempo real dos fundos.

Logo, entender sobre ETFs abre um leque de possibilidades para investimentos de todas as categorias. Portanto, conte com nossos especialistas para esclarecer as suas dúvidas e dar suporte nas aplicações!

Confira nossos Posts Recentes

Abra uma conta para você ou sua empresa

Fale com um assessor e entenda todas as nossas soluções.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando você aceita nossa Política de Privacidade.