M&A do inglês Mergers & Acquisitions e traduzido para o português como Fusões e Aquisições é uma estratégia de negócio para empresas que desejam vender, fundir ou adquirir negócios que possam ampliar a força e visibilidade da marca. Porém, para executar o processo com sucesso, é necessário estar atento as adversidades que podem surgir no dia a dia.
Empresas que buscam prosperar e ampliar o portfólio de produtos optam pelo processo de M&A (Fusões e Aquisições) para alcançarem os objetivos propostos pelo empreendimento.
Porém, para colocar em prática, é necessário conhecer a fundo as diferenças e benefícios ao escolher o processo de M&A, que vem crescendo exponencialmente no Brasil. Estima-se que apenas em 2021, o mercado de Fusões e Aquisições movimentou cerca de R$258 bilhões de reais, um aumento de 48% em relação a 2020.
Principais vantagens da M&A para o negócio
Antes de falarmos sobre os obstáculos do M&A, conhecer as vantagens que a proposta traz para o negócio é primordial para o planejamento a ser montado e executado.
Além disso, é importante analisar quais os benefícios são coerentes com as perspectivas do negócio a serem alcançadas e se, além disso, eles resolvem as preocupações mais latentes.
1 – Vantagem competitiva
Uma das principais vantagens que podemos destacar nas fusões e aquisições, é a solidez financeira que as companhias adquirem nas transações. Quanto maior o poder econômico, maior a influência e participação no mercado, ganhando avanço na competitividade entre concorrentes de forma geral.
2 – Reconhecimento e abrangência da marca
Outra vantagem que pode ser destacada é a expansão da operação, que auxilia os novos nichos de mercado e consequentemente faz com que novos clientes sejam atingidos. Desta forma, haverá de forma natural uma abrangência, reconhecimento e também aumento nas vendas da marca. Com o apoio de uma boa gestão financeira, o impacto será positivo no faturamento da organização.
3 – Acessos a novos mercados
Entrar em novos mercados pode ser desafiador. Ao realizar uma aquisição ou fusão, a economia gerada não será apenas de capital, como também de esforço e tempo em comparação a empresas que começam do zero. Essa união fortalece o portfólio de produtos e serviços, aumentando a abrangência, a retenção e também a aquisição de novos clientes.
4 – Encolhimento da concorrência
Quando realizada a M&A, outro benefício notável e o encolhimento dos concorrentes. Isso se deve aos clientes serem unificados em uma
única carteira, fortalecendo e fomentando a organização. Além disso, a empresa é fortalecida ao remodelar seus produtos/serviços ao oferecer uma diversificação dos mesmos, ampliando o alcance nos nichos e segmentos atuantes e prospectados.
5 – Inclusão de profissionais capacitados
Um ganho importante ao se realizar uma fusão ou aquisição são os profissionais envolvidos e que atuam nas corporações. Esses profissionais possuem um conhecimento profundo acerca das metodologias e sistema que fazem parte da rotina da gestão, podendo contribuir com uma visão única e totalmente detalhada da operação para agregar valor no meio que atuam ou vão atuar após o M&A.
Principais desafios e riscos da M&A
Conhecer, estudar, analisar e compreender a fundo não só os benefícios, mas também os desafios e riscos que uma operação M&A traz ao negócio, oferece sustentação aos perigos que operações como essas podem trazer ao empreendimento e aos investidores.
As ameaças podem ser anuladas ao se contar com o apoio de empresas capacitadas, reconhecidas e com resultados comprovados na atuação, como a Criteria Investimentos, e também com o know-how que a própria entidade adquiriu com os anos.
Entre os principais riscos e desafios da M&A podemos destacar:
-
- Seleção de negócios para fusão ou aquisição;
-
- Turnover;
- Integração entre diferentes setores e times.
1 – Seleção de negócios para fusão ou aquisição
Um dos primeiros desafios é realizar a escolha e apuração das empresas que estão no foco para serem adquiridas ou fundidas a instituição. Nesse momento, são estudados e colocados em check pontos como cultura e suas diferenças, sinergia, complementaridade, entre outros aspectos. Também são avaliados vários negócios em simultâneo, estudando o mercado e assim priorizando o negócio e a compatibilidade existente.
2 – Turnover
O turnover pode ser um agravante ao processo de M&A. Ele acontece devido às inseguranças que os colaboradores sentem durante o período, com receio de como as carreiras podem ser impactadas com as mudanças de gestão.
A perda de talentos impacta na força da entidade perante ao mercado, já que a mesma perdeu seus principais “representantes”, e também afeta na integração dos novos colaboradores que estão chegando após o M&A, que esperam a integração dos ambientes.
Ser transparente e sanar as dúvidas é um ótimo direcionamento para os colaboradores, evitando que os esforços se percam.
3 – Integração entre diferentes setores e times
Após a seleção dos empreendimentos do M&A e também controle do turnover, outro desafio é a integração entre os novos setores e times formados. Além do trabalho em equipe, engajar as lideranças também requer atenção e cooperação entre os líderes e liderados, que estão vivenciando o processo e se adequando ao novo cotidiano.
É importante que a comunicação seja clara e objetiva, dando motivação e conscientização aos novos caminhos, passos e resultados que a empresa espera atingir.
O processo de M&A – Fusões e Aquisições – é longo, porém ter os objetivos e planejamento em mãos, auxilia na busca dos resultados esperados.
Uma vez com o projeto em andamento, apoiado pelo conselho diretor e também por parceiros que vivenciam e possuem experiência na área, o M&A é executado garantindo que os benefícios sejam potencializados e alcançados, superando os desafios rotineiros.