Fundo exclusivo: saiba o que é e os benefícios do investimento

Personalização e privacidade: o fundo exclusivo permite que o investidor tenha uma carteira de investimentos conforme os seus objetivos e planejamento. Com facilidade tributária, grandes investidores preferem essa modalidade para preservarem o seu capital. 

Com a evolução das tecnologias e também a abertura de novos capitais, opções de investimentos não faltam. Existem vários tipos de fundos, cada um responsável por atender a necessidade do investidor, mas, saber identificar e analisar qual é o indicado para os interesses próprios e do negócio é fundamental para quem deseja elevar e fortalecer o patrimônio.

Neste conteúdo você vai entender e ter mais profundidade sobre:

  • O que é fundo de investimento exclusivo;
  • Os tipos de fundos exclusivos;
  • Agentes do fundo exclusivo;
  • Benefícios do fundo exclusivo;
  • Custos e restrições para quem investir no fundo exclusivo. 

O que é Fundo de Investimento Exclusivo?

O Fundo de Investimento Exclusivo, ou apenas fundo exclusivo, é um fundo gerenciado para apenas um investidor.

Além de ser seletivo, esse fundo tem como um de seus diferenciais o fato de ser totalmente personalizado, alinhado com os objetivos do cliente, além do mesmo, estar totalmente imerso nas movimentações referentes ao fundo e ter menos exposição a riscos.

Em relação à estrutura, o fundo exclusivo é igual aos fundos tradicionais disponíveis no mercado. Entretanto, é necessário uma reserva elevada para o investimento, já que outros cotistas não serão inclusos na operação. 

Entre as principais características destacamos:

  • Estrutura;
  • Estratégia;
  • Custos;
  • Tributação. 

Conheça os tipos de Fundo Exclusivo 

Para saber qual fundo exclusivo é o mais indicado para o seu negócio e como o estruturar, separamos as principais características de cada um. É importante saber que essa modalidade pode ser tanto aberto como fechado. 

Fundo Exclusivo Aberto

  • É permitida a movimentação de capital livre, sem limite para os aportes e resgates;
  • Para vigência, o prazo é indeterminado;
  • Com exceção para fundo de ações, o imposto incide é o come-cotas;
  • O IR (Imposto de Renda), não incide sobre as movimentações internas;
  • Não é autorizada a transferência de cotas.

Fundo Exclusivo Fechado

  • Não há ocorrência do IR nas movimentações internas;
  • O valor do fundo só pode ser resgatado ao fim do contrato;
  • Possui prazo para encerramento, porém é possível solicitar  prorrogação;
  • Para movimentação do capital é necessário seguir regras pré-determinadas e os prazos propostos;
  • O come-cotas não possui incidência;
  • Através do termo de cessão, é possível realizar a transferência de cotas. 

Agentes do Fundo Exclusivo

De modo a garantir o pleno funcionamento, além de adequação às normas, o fundo exclusivo também é composto por mediadores além do investidor. Esses são: 

Gestor:  quem decide onde os recursos serão aplicados segundo o regulamento é o gestor, geralmente formado por uma equipe de profissionais como a Criteria Investimentos. O gestor é responsável pelo monitoramento, movimentações e realocação dos ativos. 

Administrador: a função de Administrador fica a cargo de uma instituição, essa responsável por toda a parte organizacional e também operacional do fundo, mantendo seu funcionamento de acordo com as burocracias exigidas. 

Custodiante: responsável pelo registro, preservação e segurança dos ativos, o Custodiante também fica a cargo de uma instituição. 

Auditor: conta com a participação de um profissional ou empresa independente, responsável por auditar as informações contábeis, além de realizar o acompanhamento de valores, custos e taxas, evitando qualquer irregularidade.

Distribuidor: pode ser um agente autônomo de investimentos, corretoras ou distribuidoras de valores mobiliários.

Benefícios do Fundo Exclusivo 

Com base nos conhecimentos já adquiridos e também nas informações que trazemos neste conteúdo, chegou o momento de analisarmos os benefícios, além das vantagens de se investir nesse tipo de estrutura. 

1 –  Personalização 

Através da personalização, o investidor tem como vantagem a criação de um fundo totalmente canalizado para os seus objetivos de forma diferenciada. Essa opção promove o crescimento do patrimônio com riscos menores e é integralmente customizável. 

2 – Blindagem patrimonial

A blindagem patrimonial significa que ao investir no fundo exclusivo, o investidor passa a ter um CNPJ, possibilitando que as cotas e os recursos aportados sejam desvinculados do patrimônio pessoal. Caso uma questão particular afete o patrimônio, através do benefício de blindagem patrimonial, o fundo manterá os recursos totalmente protegidos. 

3 – Planejamento de Sucessão 

Através do planejamento de sucessão, fica mais fácil investir no fundo exclusivo. Isso se deve ao aspecto de que é mais fácil realizar a transferência de cotas, já que não será necessária a divisão de bens e direitos de modo individual. Outra vantagem é os custos serem reduzidos e a transferência de cotas pode ser em vida. 

4 – Eficiência e tributação diferenciada

Correlacionado diretamente com a blindagem patrimonial, ao se investir no fundo exclusivo, o investidor sai da pessoa física e passa a ser jurídica, assim ess é isento do Imposto de Renda. Desta forma, não há ocorrência de come-cotas e o investidor consegue expandir e aumentar a qualidade da alocação, sem prejudicar a rentabilidade. 

5 – Facilidade para investimento 

Um grande benefício é poder contar com o gestor para executar todos os investimentos. Esse profissional é responsável por acompanhar o mercado, fazer as operações, realizar ajustes na carteira e também cuidar de toda a manutenção da estrutura. A Criteria Investimentos conta com um time de especialistas renomados para cuidar do investimento com transparência e resultados. 

Custos e restrições para investir no Fundo Exclusivo 

Para estabelecer o fundo, existem alguns custos embutidos e também algumas restrições. É de suma importância avaliar a fundo sobre o investimento e quais são as condições para estabelecê-lo. 

Custos fixos: 

  • Auditoria;
  • Anbima;
  • CVM;
  • B3/CETIP;
  • Selic. 

Restrições: 

  • Investimento inicial a partir de R$15 milhões de reais;
  • Não é indicado para produtos já isentos de Imposto de Renda. 

Entretanto, existem outros custos variáveis e esporádicos, como custos de abertura do fundo, taxas de administração e de gestão, etc. 

O Fundo Exclusivo é uma boa opção para você?

Agora que você já sabe mais sobre o Fundo Exclusivo, chegou o momento de realizar uma análise detalhada para saber se ele é viável ou não para os seus interesses. Afinal, cada investimento deve se adequar às necessidades e desejos do investidor a curto, médio e longo prazo. 

A Critera Investimentos tem um time de especialistas focados em ajudar você a ter resultados em seus investimentos conforme o seu perfil de investidor. Entre em contato e descubra qual a melhor opção para você neste momento!

Confira nossos Posts Recentes

Abra uma conta para você ou sua empresa

Fale com um assessor e entenda todas as nossas soluções.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando você aceita nossa Política de Privacidade.