Criteria Weekly – As perspectivas para 2023

As principais notícias macroeconômicas e atualizações da semana sobre o mercado e que impactaram seus investimentos você confere na Criteria Weekly!

No primeiro editorial de 2023, trouxemos as principais notícias sobre Brasil, USA, China, Japão, Zona do Euro e México. Saiba mais a transição, e mudanças na econômica do Brasil, conheça o novo presidente da Câmara dos Estados Unidos e muito mais! 

ÍNDICES GLOBAIS, MOEDAS E COMMODITIES

notícias-weekly-macroeconomicos-weekly

BRASIL

IBOVESPA

Conheça as ações do IBOVESPA que mais subiram e as que mais caíram em 2022.

notícias-weekly-macroeconomicos-weekly

SALÁRIO MÍNIMO

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira (6) que o salário mínimo “vai ser pago normalmente” após ser questionado sobre a pendência de atualização do valor, que depende de uma Medida Provisória (MP) do governo. O orçamento aprovado pelo Congresso para 2023 prevê a elevação do patamar atual de R$ 1.302 para R$ 1.320.

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) varia 0,45% em dezembro, após queda de 0,56% no mês anterior. De janeiro a dezembro de 2022, o índice acumulou alta de 5,45%.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de serviços no Brasil recuou de 51,6 em novembro para 51,0 em dezembro, atingindo uma mínima de 19 meses. Já o índice dos gerentes de compras composto (que engloba os setores industrial e de serviços) recuou de 49,8 em novembro para 49,1 em dezembro. Parte da fraqueza observada em dezembro foi atribuída as questões políticas pouco claras, enquanto algumas empresas fecharam suas portas durante os jogos da Copa do Mundo.

ESTADOS UNIDOS

CÂMARA

Durante a madrugada deste sábado (7), o republicano Kevin McCarthy foi eleito presidente da Câmara dos representantes dos Estados Unidos, vencendo o democrata Hakeem Jeffries por 216 a 212. Apesar de ser uma indicação do ex-presidente Donald Trump, ele é considerado um republicano mais moderado e que age menos radicalmente. Ele foi escolhido presidente da Câmara na 15ª rodada de votação, na maior sequência de tentativas fracassadas de eleger um líder da Casa desde a década de 1850.

DRIVERS MACRO ECONÔMICOS

O ISM de serviços (mede o ritmo de atividade no setor de serviços) surpreendeu e recuou de 56,5 para 49,6 em dezembro. O componente de New Orders recuou 10,8 pp em 1 mês. Uma que da rara. Últimas vezes que isso aconteceu: Out 01, Jan 08, Out 08, Mar 20, ou seja, em recessões.

Os pedidos iniciais por seguro – desemprego da semana passada vieram abaixo da previsão de 225 mil benefícios e do número revisado da semana anterior, de 223 mil. O número foi de 204 mil benefícios.

ÍNDIA

A Índia superou o Japão em vendas de automóveis no ano passado, tornando-se o terceiro maior mercado automotivo do mundo pela primeira vez. As vendas de veículos novos na Índia totalizaram pelo menos 4,25 milhões de unidades. A Índia abriga 1,4 bilhão de pessoas, e espera-se que sua população ultrapasse a da China em algum momento deste ano e continue crescendo até o início dos anos 2060. As receitas também estão subindo.

CHINA

FRONTEIRAS

A China reabriu suas fronteiras para visitantes internacionais pela primeira vez desde que impôs restrições de viagem em março de 2020. Os viajantes que chegam não precisarão mais ficar em quarentena – marcando uma mudança significativa na política Covid do país, porém eles ainda exigirão a prova de um teste de PCR negativo feito até 48 horas antes da viagem. Em Hong Kong, 400.000 pessoas devem viajar para a China continental nas próximas semanas, com longas filas para voos para cidades como Pequim e Xiamen.

O índice de gerentes de compras (PMI) de serviços da China avançou de 46,7 em novembro para 48,0 em dezembro. O PMI composto chinês, que engloba serviços e indústria, aumentou de 47,0 para 48,3 no mesmo período. Apesar dos avanços, as leituras abaixo da barreira de 50 indicam que a atividade econômica seguiu contraída.

ZONA DO EURO

ÍNDICES

Os principais índices acionários da Europa fecharam em alta nesta sexta-feira (6), com os investidores repercutindo a divulgação da inflação ao consumidor da zona do euro, que veio mais fraca do que o esperado, e a publicação do relatório de geração de empregos do mês de dezembro dos EUA, o “payroll”. Após ajustes, o índice Stoxx 600 fechou em alta de 1,16%, a 444,42 pontos. O índice DAX, de Frankfurt, teve alta de 1,20%, a 14.609,35 pontos e o FTSE 100, de Londres registrou valorização de 0,88%, a 7700,40 pontos. O francês CAC 40 contabilizou alta de 1,47%, a 6.860,95 pontos.

DRIVERS MACRO ECONÔMICOS

O índice de preços ao consumidor (CPI) registrou alta de 9,2% na leitura preliminar de dezembro, no acumulado de 12 meses, abaixo da expectativa de 9,7%. Na relação mês a mês a leitura registrou uma queda de 0,3%.

O setor manufatureiro da Alemanha tem tido encomendas lentas devido ao enfraquecimento da demanda em meio a uma desaceleração econômica global. Os pedidos à indústria caíram 5,3% no mês em novembro, oscilando em relação a um aumento de 0,6% em outubro e atualmente estão no nível mais baixo desde julho de 2020.

MÉXICO

A prisão de Ovidio Guzmán, filho do narcotraficante “El Chapo” Guzmán e líder do Cartel de Sinaloa, no México, na quinta-feira (05) criou uma enorme crise no país. Membros do cartel fortemente armados, cercaram a cidade de Culiacán, onde Guzmán foi capturado, e entraram em confronto com os militares e forças de defesa. Os criminosos abriram fogo contra aeronaves, atingindo um Embraer 190 da companhia civil Aeromexico, um Boeing 737 e um cargueiro C295 da Força Aérea Mexicana.

A Criteria Weekly é uma ação da Criteria Investimentos. Semanalmente novos dados e notícias são publicadas e atualizadas. Continue acompanhando nossos conteúdos e saiba tudo sobre os drivers macroeconômicos, notícias e outros assuntos!

Confira nossos Posts Recentes

Abra uma conta para você ou sua empresa

Fale com um assessor e entenda todas as nossas soluções.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando você aceita nossa Política de Privacidade.